25 de setembro de 2012

Dicas para organizar a casa

Para manter a casa em ordem, o primeiro passo é vencer a desânimo. A preguiça é a grande vilã da organização, para isso sugiro criar uma rotina diária para manter a casa organizada. Isso requer uma mudança de hábito. 
Defina as prioridades. Monte uma rotina e não importa se você prefere usar um aparelho eletrônico ou uma agenda comum. O objetivo é centralizar a organização geral de sua vida em um mesmo lugar. Usando a ferramenta escolhida, anote seus compromissos e suas tarefas. Definir objetivos é uma maneira de se organizar e se motivar ao mesmo tempo. 
Responder um e-mail, fazer uma ligação e colocar a roupa no lugar depois de experimentá-la, são pequenas tarefas que costumamos adiar. O problema é que se deixamos essas tarefas para depois, elas podem se tornar mais difíceis e demandar mais tempo. Uma roupa que fica espalhada, pode amassar ou até sujar, gerando muito mais trabalho do que se ela tivesse sido guardada na hora. Não deixe para depois o que pode ser feito agora.
Não desista se algumas tarefas estiverem atrasadas, normalmente, é preciso de tempo para criar um novo hábito em nossa rotina. Você pode determinar metas despretensiosas, como separar a correspondência assim que recebê-la e guardar o que tirou do lugar. 

Guarde recibos e documentos importantes dos anos mais recentes em pastas sanfonadas para distingui-los dos papéis mais antigos, que podem ser armazenados em caixas de arquivo morto. 
Doe roupas velhas, reforme os móveis antigos e conserte ou venda aparelhos estragados. Um ambiente limpo e ordenado facilita a manutenção de bons hábitos de organização.
Pense em organização como um processo contínuo. Se a sua casa está aparentemente organizada, mas você continua perdendo suas chaves, talvez seja uma boa ideia adquirir um porta-chaves e fixá-lo próximo à sua porta. 
O pior aspecto da bagunça é que quanto mais ela se instala, mais difícil é desfazê-la. Isso porque adiamos a organização e dizemos que haverá um dia especial no qual deixaremos tudo em ordem de novo. Faça com que esse momento especial seja todos os dias e ganhe qualidade de vida!
Organização significa que cada pequeno objeto deve estar no seu devido lugar. 
Lembre-se: "cada coisa em seu lugar, um lugar pra cada coisa". Se colocar um porta-chaves ao lado de sua porta, você não a perderá mais. Eleja um local da casa para carregar o seu celular, mais precisamente em uma única tomada. Isso faz com que você não o perca e não perca tempo procurando. Tire do lugar aquilo que não usa. Destralhe. 
Pegue um cômodo da casa por vez, como o quarto ou a cozinha, onde se terá um efeito visual organizacional que a motive a continuar o processo em outras partes da casa. Desenvolva o desapego, que é uma dica valiosa para quem vai organizar a casa. Objetos e roupas que não são mais usados só servem para ocupar espaço. Se for possível, faça uma doação. 
Determine o que será usado, antes de gastar dinheiro com objetos de organização. Você só deve sair às compras depois que tirar todas as coisas do armário, descartar o que não vai mais usar, limpar e ver o que vai ficar em cada lugar. 
Há objetos de organização que são multifuncionais e seu uso independe do ambiente a ser organizado, como cestos plásticos, caixinha de acrílico e organizador de gaveta, funcionam tanto nos quartos como na cozinha, por exemplo.
Boa organização!! Mão à obra!!
http://images02.olx.com.br/ui/1/70/70/4527070_1.jpg

(Texto adaptado: www.bbel.com.br)

Milla Organiza

2 comentários:


  1. Oi, passei aqui para conhecer o seu blog e adorei tudo!! Já estou seguindo para ficar por dentro de todas as novidades.. Também te convido para conhecer o meu cantinho e se gostar me siga! Vou adorar te ver por lá:

    www.todacharmosa.com

    Se tiver um tempinho curta a fanpage do blog, tem varias dicas e inspirações!

    www.facebook.com/blogtodacharmosa

    Beijão ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, tudo bem? passei para conhecer o seu blog gostei muito e já estou te seguindo, também sou Blogueira Unida, e te convido a conhecer meu cantinho e se gostar me siga também... www.bybeiju.blogspot.com.br , bjim e até lá!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário! Milla!!!!